HISTÓRIA ABLV

História ABLV

Em setembro de 1994, foi fundada a ABLV Associação Brasileira de Leite Longa Vida, uma entidade sem fins lucrativos, de atuação nacional, com a missão de congregar, defender e coordenar os negócios de seus associados junto a públicos de interesse. Entre outros objetivos da ABLV, destacam-se o desenvolvimento, a preservação e valorização do leite longa vida, bem como a adoção de normas e procedimentos para posicionar positivamente o produto junto ao mercado.

O leite longa vida foi introduzido no mercado brasileiro em 1972. Até o início dos anos 90, o produto enfrentou fortes obstáculos; entre eles, uma pesada carga tributária, além do desconhecimento do processo de ultrapasteurização (UHT) por parte da sociedade. Nessa época, apesar de estar à disposição do consumidor brasileiro há 18 anos, o leite longa vida ainda ocupava um lugar modesto no mercado e nos lares brasileiros.

A criação da associação, em 1994, coincide com o período em que as vendas de leite longa vida registram os maiores índices de crescimento (cerca de 730 milhões de litros), representando 60% de aumento sobre o ano anterior. Desde então, houve um aumento contínuo do volume médio consumido, que em 2020 ultrapassou os 7,2 bilhões de litros anuais.

A atuação consistente e efetiva ao longo de tantos anos fez da ABLV uma das mais importantes e representativas associações da cadeia láctea do Brasil. Assim, em 2017, ampliou seu campo de atuação para todos os segmentos de lácteos longa vida e, além do leite, integrou em seu escopo leite condensado, creme de leite e bebidas lácteas e passou a denominar-se ABLV – Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida. A entidade tem importante papel na avaliação constante do mercado, monitoramento da qualidade dos produtos lácteos, integração do setor e relação com outras instituições. Hoje a ABLV congrega 28 associados e mais de 50 marcas, que respondem por aproximadamente 80% de toda produção dos segmentos de leite UHT, leite condensado, creme de leite e bebidas lácteas no país.