ABLV

Tipos de Leite

Tipos de Leite

Leite
Registros históricos apontam que o hábito de consumir leite surgiu quando os primeiros animais começaram a ser domesticados, muito antes da era cristã. Considerado ora como símbolo de vida e fertilidade, ora como de fartura, ou com finalidades cosméticas ou de medicamentos, o leite é fonte de vida e tem clara importância na saúde e alimentação, desde então. Fonte de vitaminas e minerais (cálcio, fósforo e magnésio), é um alimento com atributos nutricionais importantes para uma alimentação saudável. Principal fonte de cálcio, é essencial para a saúde dos dentes e ossos e um importante aliado na prevenção da osteoporose. Consumido puro ou como ingrediente culinário, leite é a bebida para qualquer hora do dia, alimenta, hidrata e conforta.

Tipos de Leite
De acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Leite UHT, o leite recebe diferentes denominações conforme o seu teor de gordura ou ingredientes adicionados.

Integral: possui 3% de gordura, no mínimo
Semidesnatado: de 0,6 a 2,9% de gordura
Desnatado: até 0,5% de gordura
Zero lactose: a molécula de lactose (açúcar encontrado no leite) é quebrada e transformada em glicose e galactose (açúcares que podem ser absorvidos pelos intolerantes).
Leites funcionais, enriquecidos ou fortificados: com formulação (vitaminas, minerais e proteínas adicionais ou outros ingredientes, como Ômega 3 ou fibras), ou alto teor de cálcio e vitaminas A e D e proteínas ou com ferro

Conheça mais sobre o leite e suas propriedades com os artigos abaixo:

De qual leite estamos falando

Conheça diferenças entre os tipos existentes de leite

Leite sem Lactose e Leite Enriquecido

Entenda o processo de produção dos leites modificados

Segurança do Leite Longa Vida

Confira como é possível garantir longa vida ao leite

Embalagens em porções individuais

Saiba os benefícios à saude das porções individuais